Os Desafios e estratégias para campanhas de natal

Nesta entrevista, Paulo Victor, Co-CEO da Vlox, compartilha sua visão sobre os desafios das campanhas sazonais, especialmente as de Natal.

No universo da comunicação e do marketing, as campanhas de Natal são momentos estratégicos que exigem um equilíbrio delicado entre criatividade e consistência. Para as marcas, é fundamental conseguir adaptar sua mensagem às emoções e expectativas desta época, sem perder a essência de sua identidade ao longo do ano. Criar campanhas que engajem os consumidores e reforcem a fidelidade à marca, enquanto se mantêm relevantes no restante do ano, é um desafio contínuo para os profissionais da área.

É com esse cenário em mente que temos a oportunidade de conversar com Paulo Victor, Co-CEO da Vlox, uma empresa especializada em estratégias de marketing e publicidade. Graduado em Publicidade e Propaganda, Paulo Victor possui uma vasta experiência na criação e gestão de campanhas sazonais, incluindo as campanhas de Natal, que desempenham um papel crucial na relação das marcas com seus públicos. Ele compartilha, nesta entrevista, suas visões sobre como as campanhas sazonais podem impactar a percepção do consumidor, fidelizar clientes e garantir um engajamento duradouro.

Talk2me: Quais são os desafios para manter a consistência da identidade de marca em campanhas sazonais, sem perder relevância durante o ano?

Paulo Victor: Adaptar e não mudar. Um dos pontos que vemos que acabam “pecando” muito é que cada mês tem uma identidade diferente. Você começa o ano falando sobre positividade e termina o ano falando sobre política, e isso não faz sentido nenhum. Então, assim como qualquer campanha sazonal, acredito que permanecer em uma adaptação do que está acontecendo e da marca é muito importante. O desafio é ajustar, não mudar.

Talk2me: Você utiliza alguma forma de pesquisa ou análise para mensurar como as campanhas de Natal impactam a percepção da marca entre os consumidores?

Paulo Victor: Geralmente, o retorno vem com o fechamento de novos contratos, pois as marcas para as quais fizemos campanhas são de empresas que prestam serviços. Acredito que a forma mais ideal de pegar esse feedback, além das palavras que elas nos dizem, é analisar quantas postagens elas recebem nas redes sociais e, principalmente, a retenção de clientes. Verificar se a empresa consegue manter o cliente por mais um ano é um bom indicativo de que a campanha teve um impacto positivo.

Talk2me: De que maneira o branding nas campanhas de Natal pode influenciar o processo de fidelização do cliente e o engajamento contínuo com a marca?

Paulo Victor: A forma como o cliente entende o quanto ele é importante. Tanto como gestor que já fez campanhas de Natal, quanto como desenvolvedor de campanhas para outras empresas, o resultado sempre é um cliente feliz. A sensação de pertencimento, de que a marca se importa e que ele, de alguma forma, é lembrado, é sempre muito impactante para o cliente. Isso fideliza bastante e cria um engajamento contínuo com a marca.

Assim, concluímos que o sucesso das campanhas sazonais está em manter um equilíbrio entre criatividade e consistência, uma abordagem que é essencial para garantir a relevância da marca e o fortalecimento do relacionamento com o público. Esse equilíbrio é respaldado pela teoria do branding, que defende a importância de uma identidade de marca forte e coerente, capaz de se adaptar sem perder seus valores fundamentais.

Por: Letícia Blanco e Nayara Castro

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