Ainda Estou Aqui: O Brasil no Oscar e a Representatividade no Cinema Mundial

Querido, Dropp.

Hoje eu assisti o filme Ainda estou aqui e simplesmente foi um dos melhores filmes que já vi! juroo, entregaram tudo! A diva Fernanda Torres estava, e pfv né não tinha como ser ruim (diferente daquele filme Gladiador II , gastei meu dinheiro atoa, aff). E claro né, tô por dentro das notícias e vi que o filme foi inscrito em 8 categorias, tipo, mamis traga nosso Oscar para casa logo!! (ai veyr me da)

Mas isso me fez refletir, sabe? Foi a mesma nostalgia de Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar pela Central do Brasil, em 1999. Muita gente sabe como foi aquele misto de orgulho e frustração porque não foi nossa vez de ganhar o Oscar. E agora com tudo isso acontecendo, as duas carregam o mesmo PESO histórico? Já pensou o tanto que isso é importante?

Aí, enquanto eu dava aquela stalkeada básica no X sobre o assunto, vi que tinha muita gente comparando as duas, dizendo que essa possível indicação da Fernanda Torres seria tipo a SEGUNDA CHANCE do Brasil no Oscar. Mas aí tem os outros que já mandam: “Ah, é a hora dela brilhar, sair da sombra da mãe”. COMO ASSIM, gente? ai sinceramente olha..(sorte que eu não quis lacrar hoje) Cada uma no seu espaço, né? Vamos com calma.

Depois, fui parar no Instagram (óbvio) e tava cheio de posts falando sobre o impacto GIGANTE da Fernanda Montenegro para o cinema nacional. Tipo, ícone mesmo, não tem como. E claro, ressaltando o talento absurdo de Fernanda Torres também. Tudo perfeito, até que eu percebi que a gente fica tanto preso no meio dessa idolatria e acaba transformando em duas em símbolos e esquecendo de valorizar elas como ARTISTAS.

Mas assim, é óbvio que as premiações internacionais não são só sobre TALENTO, isso é um fato. Tem toda uma jogada de narrativa por trás que é vendida. Inclusive, fiquei pensando como um RP poderia fazer essa desconstrução. Mostrar que a Fernanda Torres é mais que “a filha da Fernanda Montenegro” e possui uma trajetória única, e SIMMM bate de frente com muito queridinho de Hollywood (quero nem citar nomes, rsrs).

Pensa só, a Fernanda Montenegro foi a PRIMEIRA brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Isso já é um marco gigante. Mas aí me deixa uma dúvida: e se a Fernanda Torres não ganhar? Será que vai começar aquele papo de “fracasso” igual feito com a mãe? Pfvv, ninguém merece isso.

No fim das contas, as duas já são estrelas. E ponto. Enquanto isso, sigo torcendo para ver a diva ganhar. A gente tem que sonhar alto, né? pfv isso merece até feriado nacional veyr é marco histórico.

Beijinhos, Querido, Dropp! Até a próxima!

Por: Janaina Rodrigues, João Lucas e Maria Eduarda.

5 1 voto
Avalie
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x